quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Paciência como?

Ai a pessoa diz que quer aprender comigo. 
Ótimo! Fico feliz por ser útil e ensinar algumas coisas, porque também não sou "a" dona de casa.
Só que esqueceu de dizer que era pra eu ensinar a pensar!!!
Como faço para ensinar uma pessoa a pensar com lógica, ter bom senso e observar antes de fazer as coisas? Não sei onde se aprende isso e muito menos como se ensina.
Sei que olho para uma prateleira antes de organizá-la e procuro imaginar de que maneira eu posso dispor ali os objetos de forma a tornar minha vida mais prática na hora que precisar de algum utensílio.
Pra quê escorredor, se você vai colocar a louça para escorrer fora dele, escorada na parede da pia e quando você vai guardar esse objeto, os pratos vão bater na parede e vão se quebrar, porque você os apoiou exatamente naquilo que deixou fora do escorredor?
Então, minha amiga me mostra orgulhosa que deixou tudo pronto à noite, para fazer o café pela manhã e ainda observou que era só colocar o pó no coador que em pouquíssimo tempo o café estaria pronto. Como perdeu a hora, me deixou mensagem avisando que não fez o café por esse motivo. Beleza! 
Vim fazer o café e imediatamente (já que estava tudo pronto para coá-lo, eu liguei o fogo e fui fazer outras coisas! Realmente foi muito boa a ideia da minha amiga, deixar tudo arranjado para isto. Ganhei tempo.
Quando volto para a cozinha, a casa estava quase pegando fogo e a minha chaleira derretida. Levei o maior susto!
A criatura não me avisou que deixou a água que era para ser fervida dentro da garrafa térmica e não dentro da chaleira!!!!!!!
Como posso ter paciência com isso?
Se a minha amiga fosse uma adolescente, eu até entenderia a falta de senso prático, mas com mais de quarenta anos, fica difícil eu entender como é que uma mãe e que segundo ela, foi criada fazendo o serviço de casa, não sabe o básico. Vejo que não aprendeu nada durante a vida toda, ou então, haja displicência, porque na minha concepção e posso estar errada, os acidentes domésticos acontecem porque as pessoas não pensam para fazer as coisas.
Minha amiga é uma pessoa muito disposta e determinada e me ajuda muito, mas vejo que não é traquejo que lhe falta. Falta aprender a pensar e eu não tenho paciência para ensinar a pensar - e nem sei como fazer isto.
Por mais que eu a questione, mostrando que ela tem que se perguntar o por quê de fazer de um jeito ou de outro e mostre que ela precisa desenvolver senso prático, se quiser facilitar a própria vida, ela não consegue desenvolver a logística doméstica e faz uma bobagem atrás da outra, por falta de observar o em torno e analisar o que é mais sensato fazer.
Burrice é algo que me irrita sobremaneira, porque não é falta de inteligência e sim falta de atenção na maioria das vezes.
Enfim, tem gente que sabe fazer tricô, pintar telas lindas, mas não sabe fritar um ovo, enquanto outras pessoas conseguem fazer banquetes, mas não sabem fazer a bainha de uma calça. Vá lá! 
Mas evitar acidentes, é dever de todos.

Bom dia!