domingo, 9 de outubro de 2011

Medo

Fiquei pensando, em quanto o medo nos impede de fazer o que temos de fazer! 
Ele, o medo, nos move em situação de risco, mas nos paraliza, em momentos em que devemos tomar atitudes.
Sentir medo, normalmente, é algo que nos protege, evitando que a gente se exponha, em condições extremadas, como por exemplo num assalto, em que a gente não deve reagir, para não acabar sendo morta pelo assaltante, que não tem nada a perder.
Mas o mesmo medo, nos impede de mudar de vida, jogar tudo para o alto e seguir em frente!
O medo, transforma e limita as pessoas. Condiciona animais, e impede que a criança dê seus primeiros passos...
O medo de não passar nos exames finais, por exemplo, leva o aluno ao famoso "branco", que o faz esquecer tudo o que sabe, na hora da prova.
E, o mesmo medo, faz com que a gente continue num emprego, infeliz e sem perspectiva de prosperar, porque nos lembra que lá fora, o desemprego é cruel!
Enquanto o medo nos limita, cerceando nossos vôos mais ousados, também nos faz acordar todos os dias e fazer sempre tudo igual, para não nos perdermos de nós mesmos...
Ah, como é poderoso esse senhor!!! 
Curiosamente, numa caverna escura, gélida, cheia de morcegos, é o medo que nos faz sair disparados para a luz, porque se ficarmos ali, podemos ser atacados.
Também é irônico, porque o mesmo sentimento, é contraditório, nos fazendo pensar duas, até dez vezes, antes de fazermos ou falarmos alguma coisa e, ao mesmo tempo, é por medo, que a gente grita com toda a força dos nossos pulmões, quando nos sentimos em perigo.
Falar do medo, é algo fácil, porque todos conhecemos essa sensação, mas como é tipicamente inerente a sua condição, torna-se difícil falar desse mesmo sentimento, porque o medo é personalíssimo.
Por medo, uma pessoa pode reagir a um assalto e, se dar bem, ou morrer e, pelo mesmo medo, uma pessoa pode não fazer absolutamente nada, enquanto outra é espancada até a morte...
Vai entender?
O medo de perder, me impede de investir;
O medo de me tornar apática, me faz investir e continuar lutando;
O medo, move o mundo, gera guerras, promove a paz!
O medo, me faz levantar à noite, olhar toda a casa, para ver se está tudo em ordem, enquanto ele mesmo, me faz ficar quietinha, sem respirar, se ouço algum barulho estranho durante à noite, mesmo sabendo que a casa tem cerca elétrica e alarme.
O medo, é mesmo algo que faz com que a gente se dê conta, que nada somos, mas quando nos revestimos de coragem e vencemos o medo, podemos tudo e nos tornamos heróis de nós mesmos!
Curioso, como o contrário do medo, a coragem, nos fortalece, mas é ai, que vem a ironia, porque sem o medo, jamais conheceríamos a coragem e sem esta, ainda assim, o medo continua a existir, sólido, porque toda a humanidade conhece esse sentimento.
Medo, pra que te quero? Não quero! 
Mas tenho escolha? Quem dera!!!

Boa noite e ótima semana!