sábado, 13 de agosto de 2011

Vergonha

Ontem, senti muita vergonha, mas muita vergonha, mesmo, de ser brasileira...
Sempre tive orgulho de ser brasileira, porque foi assim que o meu pai (preso e torturado na Revolução de 64, quando eu tinha 7 anos), ensinou. 
Foi assim que eu aprendi nas aulas de Educação Cívica no colégio. 
Por isso, eu me engajei na política, na tentativa de somar aos demais brasileiros indignados com a ditadura.
Durante a semana, postei e compartilhei o texto que vi numa publicação, por vários dias, e nunca foi tão pertinente:
"Que país é este, que junta milhões numa parada gay, outros milhões numa marcha evangélica, muitas centenas numa manifestação a favor da maconha, milhares todos os finais de semana para assistir futebol nos estádios, e outros tantos milhões de brasileiros, no carnaval... mas não se mobiliza contra a corrupção?"
Ser brasileira é para mim, uma honra. Ou pelo menos, até esta semana era!
Esse governo, está emporcalhando a nossa honra, de todas as formas possíveis e imagináveis!
Corrupção, já virou assunto corriqueiro e nem nos indigna mais, pois está todos os dias nos jornais e a única coisa que muda na história, é o nome das personagens envolvidas, porque o enredo é sempre o mesmo: Desvio de verbas públicas, suborno, propina... 
Estamos, como demanda o nosso perfil, a nossa característica de povo brasileiro, nos acomodando com a corrupção, com os escândalos políticos e com os desmandes das autoridades!
Mas ontem, especialmente, me senti impotente e muito envergonhada!
Há alguns dias, fui procurada por um estrangeiro, para fazer o pedido de visto permanente para trabalho e investimento. Como não é uma matéria que eu domino, fui pesquisar.
Para minha agradável surpresa, o site do Ministério do Trabalho e Emprego, tem ali, muitas informações interessantes e bem explicativas, mas fiquei pasmada, pois todos os telefones que encontrei, não atendem, ou só dão ocupado, ou pior: SÃO DE OUTROS LUGARES!
De tanto procurar e ligar de um lado para outro, quando alguém me atendia, uns muito gentis e até dispostos, me indicavam outros telefones que por sua vez, igualmente, não atendiam ou estavam ocupados.
Mas ontem, foi demais!
Liguei logo pela manhã, no Ministério do Trabalho e Emprego de Florianópolis, cuja funcionária, com muita má vontade, chegando a passar o tom de escárnio e irritação na voz, por ter de atender ao telefone, me informou que estava sem Internet e não podia me ajudar e me passou outro telefone que não atende. 
Como sou persistente, liguei num outro telefone informado no site do Consulado Geral do Brasil em outros países da Europa e então, descobri que além dos números ali indicados, terem só 7 dígitos, ou seja, quem acessar o site do Ministério do Trabalho e Emprego, se precisar ligar para o telefone indicado como sendo da Secretaria de Relações do Trabalho - Coordenação Geral de Imigração, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para pedir auxílio ou esclarecimentos, já terá de enfrentar a primeira dificuldade, que é adivinhar que precisa colocar mais um 3 antes dos números, para poder completar a ligação; Ai, tentei um segundo número, que está indicado como sendo o número de um fax do Ministério do Trabalho e Emprego, dessa mesma Secretaria, mas para minha surpresa, quem atendeu, foi um senhor, chamado Edson, me dizendo que era do SISLEGIE. 
Quando eu perguntei o que era SISLEGIE, ele atalhou, dizendo que era do MA. 
A pessoa, tem preguiça até de dizer "Ministério da Agricultura". Fiquei chocada! O telefone indicado pelo site do Consulado Geral do Brasil, como sendo o fax da Secretaria de Relações do Trabalho - Coordenação Geral de Imigração, do Ministério do Trabalho e Emprego, na verdade, atende num setor (que em outra ligação, outra pessoa que atendeu me explicou tratar-se do local que alimenta o site com as legislações do Ministério da Agricultura), mas que pelo visto, ali, nem todos sabem onde trabalham e o que fazem, e a ligação não será transferida para nenhum telefone, porque o "contratado" (segundo o próprio Edson exaltado me sugeriu), vai mandar fazer a reclamação na ouvidoria! 
Quando eu perguntei o que era SISLEGIE (acho que nem ele sabe, porque me perguntou o que é que eu queria, mudando de assunto), o senhor Edson me informou que o telefone que está indicado como sendo do fax da Secretaria das Relações do Trabalho, no Ministério do Trabalho e Emprego, NUNCA FOI DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO E NEM DA DITA SECRETARIA e que SEMPRE FOI DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA!
Senti uma tristeza enorme, pensando no estrangeiro, e até mesmo no brasileiro que reside na Europa, ou em outros continentes, que visita o site e precisa de informações, ou tirar dúvidas, ligando para esses números que ninguém atende, ou que não estão nos locais indicados, como não deve se sentir desolado e desamparado...
Uma vergonha!!!
Perguntei a esse senhor Edson, se ele mesmo, trabalhando DENTRO de um dos Ministérios, não poderia resolver o problema, em vez de me mandar entrar em contato com a ouvidoria, ao que ele me respondeu que não era função dele, que era um cidadão como eu e que o problema era meu e não dele!
Indignada, eu argumentei que como ele era funcionário, talvez, se tivesse um pouco de interesse, em fazer bem feito o seu trabalho, pudesse ter mais agilidade e fazer com que o número do telefone fosse indicado corretamente, ao que ele retrucou, que ele não era funcionário, porque era terceirizado e contratado e bradou:
"Vá à puta que a pariu!!!"
Desliguei o telefone em estado de choque e pensei nas pessoas que ligam para esse lugar, achando que está ligando para uma secretaria do Ministério do Trabalho e Emprego e esse senhor contratado, funcionário ou seja lá o que for, CUJO SALÁRIO DE QUALQUER JEITO É PAGO COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE, trata as pessoas com esse requinte de educação, ESTANDO ELE, dentro do Ministério da Agricultura, ou seja, tecnicamente, ao lado do Ministério do Trabalho e Emprego em Brasília, e, até onde entendi, quando liguei pela segunda vez, para saber exatamente o que era SISLEGIE e fui atendida por outra pessoa, é um lugar onde os sites são alimentados com as informações específicas.
Não é pra sentir muita vergonha de ser brasileira, numa situação dessa?
Mas esperar o que, de um país que elege um analfabeto e uma guerrilheira, porque acha bonito a pessoa vir da pobreza ou ser fracassada nas atividades de sua vida pessoal e chegar a ser presidente dessa nossa república das bananas, literalmente, é o que somos e, se o povo não acordar agora, nunca mais vamos passar disso...
Posso estar equivocada, ter uma opinião formada sem muito conhecimento da causa, mas a sensação de impotência, porque estava procurando um único formulário, cujo link que deveria disponibilizá-lo, não o faz e ser mandada para a p. q. p. por reclamar, é ou não é o fim da picada?


Tenha uma ótima tarde!