segunda-feira, 13 de junho de 2011

Namorado

A realização, não consiste simplesmente no êxito do seu projeto. Depende de uma série de fatores, passando inclusive pela aprovação das pessoas a quem se deseja impressionar.
Constantemente, as pessoas tentam me impressionar com o mal feito, ou o feito pela metade, esperando a minha aprovação e o meu apreço.
Não posso. Simplesmente, não consigo!
Não é da minha natureza, aceitar o pouco. Como diz o poeta (acho que Caetano), muito pra mim, é muito pouco!
É como quando eu sou boa, eu sou ótima, mas quando eu sou má, sou melhor ainda!
Sei que é perverso, mas não posso evitar!
Alguém que tenha a intensão de me impressionar e queira a minha aprovação, precisa de muito mais que mediocridade!
Eu 'tenho' um 'namorado' (vou chamar assim, na falta de uma definição menos complicada para a relação), que tem o perfil do homem a quem eu já teria mandado para o espaço há séculos! Aliás, nem teria me relacionado com ele!
É canastrão, mentiroso, vive assumindo mais compromissos do que os que pode administrar (que o impedem de estar comigo); diz que vai ligar e não liga; diz que virá e não vem; vive me "enrolando", tem relações mal resolvidas com um monte de mulheres... é, não leu errado, eu escrevi um monte de mulheres!
Não obstante, pasme: EU ACEITO!!!!
Ai todos afirmariam que estou apaixonada, ou fiquei realmente doente mental. 
Justo eu, tão exigente e radical com meus posicionamentos (e quem me conhece, sabe que uma vez que eu não aprove determinado comportamento em qualquer relacionamento - seja afetivo, familiar, de amizade ou profissional, jamais permito a menor possibilidade de eu me manter sócia da outra pessoa, na minha infelicidade), como posso, suportar alguém que faça tudo isso e ainda com o meu consentimento?
Tanto faz. Posso até estar apaixonada, ou louca, o que daria no mesmo, não fosse o senso lógico que tenho, para discernir absolutamente meus sentimentos.
Não pense que a permissão e "vistas grossas", para com a promiscuidade do 'meu namorado', seja por não gostar tanto dele ou gostar menos de mim! Passa bem longe disso.
Gosto muito do meu namorado, mas gosto muito mais de mim mesma, e explico porque consinto que ele faça e aja como descrevi, sem que eu reaja:
Ele não se encaixa em nada que se possa desenhar como padrão. Não está pronto. Não copia ninguém.
Não busca me impressionar com clichês, não se desculpa pelo atraso, por ter dito que viria e não veio, por ter dito que ia ligar e não ligou, por não saber que faltou, mas por ter bom senso e noção que o pedido de desculpas, não vai mudar o que já fez e nem minimizar o que ele vai fazer novamente.
Apesar da idade cronológica denotar maturidade, ele é uma criança. Hiperativo, inteligente e muito traquina, "levado", mesmo!
Homens e principalmente as mulheres se encantam, porque naturalmente, ele é único, envolvente e muito sedutor. 
Ah, com relação às mulheres, ele não tem atributos físicos como olhos azuis, ou barriga de tanquinho, e nem pode ser considerado rico, pois apesar de viver confortavelmente, trabalha muito.
No entanto, é senhor de um charme, um cérebro privilegiado, e conta histórias de fazer inveja a Xerazade (protagonista da famosa coletânea de contos traduzida e intitulada pelo orientalista francês, Antoine Galland (1645-1715), que manteve interessado o rei Xariar, por "Mil e uma noites", contando-lhe estórias para que ele não a mandasse matar. Ela ficaria com inveja! Risos...
Fonte inesgotável de criatividade, esse homem me tem mantido sua refém, por meses, pela minha curiosidade e sua capacidade de não se repetir, quando está comigo.
Ele não faz nada inusitado. Até mesmo eu diria que tem hábitos comuns e corriqueiros, mas são as atitudes, que o diferenciam. É como se justifica, sem jamais se justificar...
É a sua presença, mesmo na ausência e, em contra partida, quando está comigo, o mundo é só meu, desde que ele seja o mundo! Só rindo...
Mas ele não faz isso de modo pequeno, não! Ele faz em si mesmo, a apoteose.
Não se permite nada menor, porque sua grandiosidade consiste em ter plena convicção de quem é. 
Apesar de conhecer suas próprias limitações, não tem limites.
Consegue convencer todos a sua volta, com o olhar ingênuo, de quem tem a malícia e a sabedoria filosófica mais intrínseca a respeito de uma existência plena.
Em outras palavras, tenho ganas de lhe torcer o pescoço e lhe mandar às 'favas', mas no momento seguinte, lá estou eu, encantada, bebendo do seu conhecimento, da sua alegria e vontade de viver, do seu ânimo inesgotável, com a habilidade de um predador, cuja presa sabe que não terá a menor possibilidade de lhe escapar.
Claro, eu não faço ideia de quando esses seus atributos, tão ímpares, vão parar de me envolver e me manter cativa a esse homem que pertence só a si mesmo, mas até lá, sigo impotente, ou pelo menos, sem a menor iniciativa de encerrar essa relação que tem o condão de me manter enfurecida como um tornado e me deixa branda como a bonança após a tempestade, em troca de um único gesto seu em minha direção, mas o certo é que acredite ou não, sou plenamente consciente dessa concessão, que faço antes de tudo, a mim mesma, porque é impossível estar ao lado dele, sem me sentir lisonjeada.
Como sempre lhe digo, ele vai me "enrolar" sempre, ah, com certeza! 
A diferença, é que eu vou dar a ele, mais trabalho para fazer isto, do que qualquer outra mulher que lhe tenha obtido o mesmo privilégio da sua companhia, porque eu enxergo exatamente como são, os seus defeitos e suas qualidades e ele pode enganar a todos, mas como eu não me engano, a mim, sempre será mais difícil.
Não sei se este é o motivo que o move a seguir comigo, mas o fato é que nós dois nos divertimos quando estamos juntos e isso deve bastar por enquanto, tanto pra ele, quanto pra mim.
Por essas e outras, ontem, não comemoramos o dia dos namorados, já que para ele, convenções como natal, páscoa e dia dos namorados, não lhe merecem dedicação alguma, mas tenho certeza, quando está ao meu lado, sabe como ninguém me presentear a cada minuto, com algo mais valoroso que um anel de diamante, pois ele vem inteiro, sem restrições e cheio de meias verdades para contar, que não se pode distinguir onde termina a história e começa a estória, mas de um encantamento único, que só os grandiosos, os inteiros, podem conceder.
E é por esse motivo, que eu permito que ele fique na minha vida, enquanto me deleito da fonte de prazer que é a sua companhia.

Boa tarde!