terça-feira, 26 de abril de 2011

Decepção

Ontem, fiquei mais uma vez decepcionada com a atitude de uma pessoa a quem eu quero um bem enorme.
Não foi nada grave. Chegou a ser até infantil, mas como me chocou!
Uma expressão ingênua até, mas de um significado monstruoso, no contexto.
Por mais que a gente seja avisado pra tomar cuidado com as palavras, insiste em não pensar para falar.
A gente tem o mau hábito de falar sem avaliar as conseqüências.
Fico pensando, em quanto mal eu distribuo, por falar a primeira coisa que me vem à "boca", sem antes atentar ao que está na "cabeça", ou seja, o que exatamente eu quero dizer com a frase que digo e a entonação que eu uso.
Claro, que há momentos em que não se tem tempo para pensar, mas se a gente observar e ouvir mais, antes de sair metralhando o que pensa, pode evitar muitos desencontros...
Com a idade avançando, a tendência é a gente pensar mais antes de falar, mas ainda estou no primeiro estágio desse processo, tenho muito a aprender...
Espero tirar boas lições do que me surpreendeu ontem, pelo conteúdo e forma...
Tenho um amigo, que sempre alertou, que o mal que estamos pensando sobre alguém, pode ser o mesmo ponto de vista do outro sobre nós. Explico:
Quando a gente dá uma oportunidade a uma pessoa e essa pessoa nos apunhala pelas costas, pode ser exatamente porque essa pessoa esteja sentindo a mesma coisa - isto é, que ela esteja se sentindo igualmente apunhalada por nós.
Quando alguém diz que a gente é de um determinado jeito - por exemplo: "Fulano é muito mesquinho", pode ser que o "Fulano", tenha a mesma avaliação sobre a gente que está dizendo isso de "Fulano".
Fui clara? Acho que não, né? Risos...
De qualquer modo, o que importa é que a gente pense mais, observe mais o em torno e ouça mais, antes de abrir a boca e despejar sobre o outro, aquilo que realmente pensa.
Pensar sem agir, pode ser uma forma de inércia apática, mas agir sem pensar, pode ser desastroso!

Bom dia!!!