domingo, 9 de outubro de 2011

Medo

Fiquei pensando, em quanto o medo nos impede de fazer o que temos de fazer! 
Ele, o medo, nos move em situação de risco, mas nos paraliza, em momentos em que devemos tomar atitudes.
Sentir medo, normalmente, é algo que nos protege, evitando que a gente se exponha, em condições extremadas, como por exemplo num assalto, em que a gente não deve reagir, para não acabar sendo morta pelo assaltante, que não tem nada a perder.
Mas o mesmo medo, nos impede de mudar de vida, jogar tudo para o alto e seguir em frente!
O medo, transforma e limita as pessoas. Condiciona animais, e impede que a criança dê seus primeiros passos...
O medo de não passar nos exames finais, por exemplo, leva o aluno ao famoso "branco", que o faz esquecer tudo o que sabe, na hora da prova.
E, o mesmo medo, faz com que a gente continue num emprego, infeliz e sem perspectiva de prosperar, porque nos lembra que lá fora, o desemprego é cruel!
Enquanto o medo nos limita, cerceando nossos vôos mais ousados, também nos faz acordar todos os dias e fazer sempre tudo igual, para não nos perdermos de nós mesmos...
Ah, como é poderoso esse senhor!!! 
Curiosamente, numa caverna escura, gélida, cheia de morcegos, é o medo que nos faz sair disparados para a luz, porque se ficarmos ali, podemos ser atacados.
Também é irônico, porque o mesmo sentimento, é contraditório, nos fazendo pensar duas, até dez vezes, antes de fazermos ou falarmos alguma coisa e, ao mesmo tempo, é por medo, que a gente grita com toda a força dos nossos pulmões, quando nos sentimos em perigo.
Falar do medo, é algo fácil, porque todos conhecemos essa sensação, mas como é tipicamente inerente a sua condição, torna-se difícil falar desse mesmo sentimento, porque o medo é personalíssimo.
Por medo, uma pessoa pode reagir a um assalto e, se dar bem, ou morrer e, pelo mesmo medo, uma pessoa pode não fazer absolutamente nada, enquanto outra é espancada até a morte...
Vai entender?
O medo de perder, me impede de investir;
O medo de me tornar apática, me faz investir e continuar lutando;
O medo, move o mundo, gera guerras, promove a paz!
O medo, me faz levantar à noite, olhar toda a casa, para ver se está tudo em ordem, enquanto ele mesmo, me faz ficar quietinha, sem respirar, se ouço algum barulho estranho durante à noite, mesmo sabendo que a casa tem cerca elétrica e alarme.
O medo, é mesmo algo que faz com que a gente se dê conta, que nada somos, mas quando nos revestimos de coragem e vencemos o medo, podemos tudo e nos tornamos heróis de nós mesmos!
Curioso, como o contrário do medo, a coragem, nos fortalece, mas é ai, que vem a ironia, porque sem o medo, jamais conheceríamos a coragem e sem esta, ainda assim, o medo continua a existir, sólido, porque toda a humanidade conhece esse sentimento.
Medo, pra que te quero? Não quero! 
Mas tenho escolha? Quem dera!!!

Boa noite e ótima semana!
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Pura verdade Helena, o medo é terrivel, já passei por uma situaçao horrivel, com um ladrão dentro da minha casa, situaçao que não desejo para ninguem, lógico que já senti outros medos, mas este ficou marcado, traumático....como sempre vc coloca de uma forma simples, mas bem definido o tema "medo". Beijos....Rosani Cruz